A Verdade 14 March 2019
(Mozambican Newspaper)
A zona sul do país, nomeadamente as áreas costeiras das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, estão a ser fustigadas, desde a manhã desta segunda-feira, por uma tempestade Tropical moderada denominada “Dando” que está originar chuvas acima do normal, ventos fortes (com 50 a 85 quilómetros por hora e com rajadas que chegam aos 120 quilómetros por hora) e está criar ondas entre cinco e seis metros de altura no mar.
Nas últimas 24 horas, o maior número de danos causados por esta tempestade foram registados pelo Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) no distrito de Zavala, na província de Inhambane, onde 71 salas de aulas de 18 escolas ficaram sem cobertura devido aos ventos fortes.
Na província de Gaza o CENOE registou pequenas inundações em casas de habitação, campos agrícolas e em varias vias de acesso.
A cidade de Xai-Xai, onde se registou a maior pluviosidade das últimas 24 horas em todo o país, 209 milímetros, foi afectada por muitas inundações na zona baixa da cidade e ainda por cortes no fornecimento de energia eléctrica, devido a queda de ramos de grande porte sobre alguns condutores eléctricos.
Na capital do país, onde desde ontem registaram-se 175 milímetros de pluviosidade, muitas avenidas e estradas na zona de cimentada cidade ficaram alagadas condicionando o trânsito de veículos ligeiros e dos transportes semi-colectivos de passageiros.
Nos bairros periféricos de Maputo muitas pessoas acordaram com as suas habitações inundadas e as vias de acesso estão também alagadas.
A reportagem d’Verdade fez uma ronda pelos bairros de maior densidade populacional e verificou o drama das inundações habituais, sempre que chove um pouco acima do normal, devido ao deficiente sistema de saneamento público.
Em várias vias de acesso principais há cortes zonas alagadas onde a àgua chega a alterado joelho de um cidadão adulto.
Na rua da Beira, no bairro do Hulene, verificamos uma secção da estrada onde a inundação chega a cerca de um metro de altura.
Registam-se em toda cidade e província de Maputo quedas de árvores e tectos de chapas de zinco arrancados pela força do vento.
Na sequência desta tempestade tropical, o Instituto Nacional de Calamidades Naturais (INGC) em Maputo identificou 96 famílias – 70 no Distrito Municipal Kha Mubucuane e 26 no Distrito Municipal Kha Mavota – cujas residências foram muito afectadas e necessitam de ser abrigadas em local seguro.
Entretanto o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informa que a tempestade tropical “Dando” está a dissipar-se, no interior da província de Gaza. Segundo o INAM os ventos fortes já cessaram mas prevê-se a continuação de chuvas fortes nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Translation services available on African News Forum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *